Educacionais

Escola de Educação Especial “Célio Roberto da Conceicão”

IMG_2623A Escola de Educação Especial “Célio Roberto da Conceição” abrange os seguintes programas:

Ensino Fundamental de Primeira Etapa para a escolarização inicial de alunos com idade de 6 a 14 anos e onze meses caracterizados como alunos pervasivos e Ensino Fundamental de Segunda Etapa para desenvolvimento de atividades sócio educacionais (horta e artesanato) para alunos com idade de 15 a 30 anos, através do Currículo Acadêmico Funcional Natural;

Programa de Atendimento de Transtornos Invasivos do Desenvolvimento (PATID), que atende pessoas com diagnóstico de autismo associado à Deficiência Intelectual e Programa de Educação Profissional e Trabalho: caracterizado por considerar ações voltadas para identificação dos interesses e potencialidades dos educandos e para o desenvolvimento de competência e habilidades necessárias a atividade laboral. Está dividido em:

  • Pré Profissionalização para alunos com idade a partir de 15 anos, com duração de 2 anos. O projeto principal é o da cafeteria, em que os jovens preparam salgados eIMG_2675 doces para serem vendidos na instituição e na comunidade.
  • Centro de Qualificação para o Trabalho para alunos com idade a partir de 17 anos, com duração de 1 ano. Durante esse período, a equipe da APAE entra em contato com empresas da região, buscando vagas para a inserção dos nossos jovens no mercado de trabalho. A psicóloga e a terapeuta ocupacional avaliam a vaga e a função disponível, para que o jovem seja inserido.
  • Oficina Protegida de Produção para alunos de 19 a 30 anos. Para esse grupo de alunos são desenvolvidos trabalhos que culminam na fabricação e venda de produtos de limpeza como: amaciante, sabonete líquido e detergente.